domingo, 20 de setembro de 2009

Parasala - 1º ano - 30/setembro/2010.

Observe a reportagem a seguir:



Tarefa:

Sobre o que discutimos a respeito da urbanização brasileira em sala de aula, e analisando a reportagem feita pela Band, responda:

01. Quais são as regiões metropolitanas que formam essa "macrometrópole"? e quantos municípios a forma? Qual é a sua população total?
02. Cite as principais atividades e funções dessas regiões metropolitanas segundo a reportagem.
03. O que a reportagem sugere como de "extrema importância" em sua conclusão?

Professor Marcelus
;)

Tarefa 2° ano - Semana de 21 a 25/setembro/2009.


Leia o texto a seguir:

Região tradicionalmente pacífica, a América Latina ainda assim comporta ameaças e desafios - antigos e novos, "clássicos" ou "multidimensionais" -, que merecem a devida atenção de todos os governos da região. O Brasil não é a exceção. A despeito dos alardes criados aqui e acolá, o Brasil continua sendo o país militar e politicamente mais influente da região (descontando-se, é óbvio, potências extra-regionais com presença marcante no continente, como os Estados Unidos), e mantém sua capacidade de projeção de poder diplomático e, mesmo, militar. Evidente que o país não tem qualquer pretensão de exercício de força - mas a manutenção dessa capacidade é crucial para sua política externa e para o processo de integração sul-americano, que precisa fazer frente aos dissensos que ainda opõem países que devem ser parceiros nesta empreitada fundamental para a promoção de nossos interesses comuns. E isso não é retórica: uma América Latina próspera, unida e pacífica é condição fundamental para a inserção dos países na região num sistema internacional ainda indefinido, obscuro, cuja única tendência que parece certa - até o momento - é o adensamento da interdependência entre os Estados e os povos. A estratégia do "dividir para governar" só poderá ser evitada na América Latina pela sinergia e pela união de suas nações. Pré-condição, também, para se fazer frente conjuntamente às outras ameaças que acometem a todos indiscriminadamente, tal como o narcotráfico e as ameaças ambientais. Assim como na política e na economia, também na segurança é recomendável que haja uma comunhão latino-americana - ou, ao menos, sul-americana.
(A América do Sul Estratégica", de Mario Cesar Flores)

TAREFA:

Cite um problema encontrado na América Latina que se relacione com o texto anterior. Explique-o e analise-o de acordo com as afirmações encontradas no texto. (mínimo 10 linhas - letra minúscula)

Professor Marcelus
;)