segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Tarefa - 1° ano - semana de 27 a 31/outubro/2008.

     Para concluir o trabalho sobre "imigração" que fizemos no bimestre anterior, em que buscamos fotos de nossos ancestrais que vieram para Araçatuba e região (e olha! quantas coisas descobrimos!) e aprendemos um pouco mais sobre a história de nossas famílias, vamos para mais uma etapa.


     Vocês já vinham pesquisando sobre a árvore genealógica de suas famílias. Então vamos colocá-las na net! Utilize o seguinte site:


ATENÇÃO!
- você tem que se inscrever no site;
- depois você deve ir colocando os nomes de seus familiares (pais, avós, bisavós, irmãos...).
- a melhor forma é fazer um sobrenome de cada vez, ou seja, para cada sobrenome uma árvore diferente.

Sua tarefa é completar sua árvore genealógica e deixar o link (endereço) de sua página postado aqui no blog.

Professor Marcelus
.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Tarefa 1° ano - FECIARTE/2008 - PROJETO IMIGRANTES

GENTE QUE FEZ E FAZ ARAÇATUBA E REGIÃO.
   
     A FECIARTE/2008  será realizada nos dias 23 e 24 de outubro, por isso é importante que fiquemos atentos para as nossas tarefas a serem cumpridas até esta data. Assim vamos usar o blog para nos comunicarmos e discutirmos o nosso trabalho ok?

INTRUÇÕES PARA O TRABALHO:
Este é o modelo dos quadros que faremos na exposição (clique sobre a imagem para ver em tamanho maior).
           
MODELO DO QUADRO:
- Papel cartão preto de 50 x 70 cm (dividir em 2 de 35 cm de altura)
- A foto e o texto deverão ser colados!
- Atenção! Seguir as medidas dos exemplos acima.
MODELO DA FOTO:
- A foto será do tamanho 20 x 30 cm (para todo mundo).
- Deverá ser usado papel fotográfico FOSCO.
- Todas as fotos serão em preto e branco.
AMPLIAÇÃO DAS FOTOS:
FOTO SUZUKI
Rua Afonso Pena, 888
(esquina com Humaitá, próximo à Padaria Bandeirantres)
Fones: 3608-8545 ou 3608-5338 (procurar pela SUZI)
VALOR DAS AMPLIAÇÕES:
- se levar a foto escaneada + ampliação = R$ 2,50
     ATENÇÃO! A foto já deve ser escaneada no tamanho 20 x 30 cm.
- se levar a foto para "escanear" + ampliação = R$5,00
SUGESTÃO:
- procure seus amigos e coloquem várias fotos num cd ou pendrive, fica mais fácil e rápido!
DATA DA ENTREGA:
- SEGUNDA-FEIRA (20 DE OUTUBRO): 1EM1.
- TERÇA-FEIRA (21 DE OUTUBRO): 1EM2, 2EM1, 2EM2.
NÃO ESQUEÇAM DAS ROUPAS PARA AS NOSSAS FOTOS!

Qualquer dúvida comunique-se comigo aqui pelo blog!!!
Professor Marcelus
.

Gente que fez e faz Araçatuba e região...

     Para comemorar os 100 anos da cidade de Araçatuba a FECIARTE/2008 (feira de ciências e artes) será feita em torno deste tema. Nas aulas de Geografia  do colégio THATHICOC fizemos um trabalho de pesquisa sobre imigrantes (familiares de nosso alunos) que vieram para a cidade de Araçatuba e região.
     Foi  uma série de pesquisas e estudos sobre genealogia, imigração e heráldica das famílias dos alunos do 1º e 2º anos do ensino médio, através da pesquisa de documentos, filmes, fotos e histórias de famílias que fizeram e fazem parte do desenvolvimento da cidade de Araçatuba e região nos últimos 100 anos.
     Na FECIARTE/2008 faremos uma exposição (GENTE QUE FEZ E FAZ ARAÇATUBA E REGIÃO...) de fotos destas pessoas como conclusão de um trabalho que buscou fazer com que os alunos buscassem sua identidade histórica, bem como o seu papel e de sua família no contexto social, político, cultural e econômico não só da cidade de Araçatuba, como de toda a microregião que ela polariza.
     O evento será realizado nos dias 23 (a partir das 19 horas) e 24 de outubro (o dia todo). Sua presença é importante!
Professor Marcelus
.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Uma crítica ao modo de vida americano.

     Trata-se de um documentário produzido pela Tides Foundation, que faz uma analise dos padrões de nosso sistema de consumo com relação ao uso dos recursos finitos que a Terra possui. A História das Coisas (The History off stuff) mostra o real custo de nosso hábito consumista e as relações entre as questões ambientais, políticas, econômicas e sociais, demonstrando claramente como estamos destruindo o mundo em que vivemos. O documentário propõe a idéia de um mundo mais sustentável e justo para todos e para o o nosso planeta.


     O vídeo é voltado aos hábitos da população norte-americana, já que eles consomem 1/3 de todos os recursos produzidos em nosso planeta. È uma crítica contundente ao “modo de vida americano” (The american way off life!) e às grandes corporações que financiam o consumismo no mundo.


     Vale a pena parar um pouquinho e assistir este documentário. É uma maneira excelente de fecharmos todos os assuntos que temos discutido em sala. Aproveite!

 

Professor Marcelus
.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Entenda a crise norte-americana!

     Os banco e agências financeiras americanas aumentaram a quantidade de empréstimos para clientes que não tinham bom histórico de pagamento de dívidas nos últimos anos. Esse tipo de financiamento, de alto risco, é chamado de "subprime" (traduzido como "de segunda linha"), com juros extremamente altos. Os clientes davam como garantia suas casas (hipotecas).
     Os preços dos imóveis caíram, desvalorizando as garantias dos empréstimos e o mercado imobiliário,  em meados do ano passado, entrou em crise. Com medo, os bancos passaram adificultar novos empréstimos. Isso fez com que o número de compradores de imóveis caísse, agravando ainda mais a crise no setor. Os bancos transformaram esses empréstimos hipotecários em papéis e venderam a outras instituições financeiras, que também acabaram sofrendo perdas. Alguns dos maiores bancos dos Estados Unidos anunciaram prejuízos bilionários, como o Citigroup e o Merril Lynch.


(trabalho realizado pelos alunos do 2CM1 - set/2008 -
Leonardo Reis, Diego mascarós, Nicolai Lantaler, Angela Gerolometo e Débora Manarelli )
  
     O problema pode afetar o nível de emprego e o consumo, causando uma recessão (período em que a economia de uma determinada região ou país deixa de crescer), geral na economia dos EUA, havendo uma redução das atividades comerciais e industriais, assim diminui o ritmo da produção e do trabalho.
     Na verdade, ninguém pode dizer com exatidão em que medida a situação norte-americana pode provocar estragos em outros países. Porém, a economia do mundo atual baseia-se em relações de interdependência. Grande parte das exportações brasileiras, por exemplo, vão justamente para os Estados Unidos que, com a recessão, pode reduzir suas importações.
     Como os Estados Unidos são os maiores consumidores mundioais, essa crise global pode estar marcando o começo de uma "economia de desemparelhamento" entre os EUA e o resto do planeta. As economias não "desemparelhadas" serão portanto aquelas que vão ser arrastadas na espiral negativa americana.
Professor Marcelus
.